Saúde e Bem-Estar
A medicina tradicional chinesa utiliza um conjunto de práticas desenvolvidas ao longo dos anos e da história com o princípio integrativo e complementar. Ela se baseia nas leis que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente e os ciclos da natureza, aplicando essa prática tanto no tratamento de doenças e na manutenção da saúde quanto na aplicação de vários métodos, que são tratados de forma individual.
O que é a Medicina Tradicional Chinesa?
A medicina tradicional chinesa trata o indivíduo e não a doença. Nesta modalidade de tratamento é incluída uma ampla variedade de tratamento que inclui o uso de ervas, acupuntura, auriculoterapia, ventosa, fitoterapia, dietoterapia, moxabustão e massagem terapêutica. A escolha da terapia a ser utilizada se baseia no padrão de desarmonia que a pessoa está sentindo no momento.
Como surgiu a Medicina Tradicional Chinesa?
A medicina tradicional chinesa tem seus registros datados a 5000 a.c. As informações estão nos livros antigos e muitas se apresentam na forma de poesias, músicas e imagens onde é observada a importância da mudança do estilo de vida, uma prática fundamental para a obtenção da prevenção. Ela considera o paciente de forma individual observando os aspectos da mente, espírito e também do ambiente. A medicina tradicional chinesa é baseada no budismo, taoismo e confucionismo. As doenças são consideradas apenas um caminho, o mais importante é a transformação pessoal.
Para que serve a Medicina Tradicional Chinesa?
Esse modelo de medicina reconhece a relação entre o corpo, natureza e energia. Ela serve para auxiliar a medicina convencional e tem caráter integrativo e complementar, não substituindo a alopatia. Tem sido muito procurada atualmente devido aos benefícios alcançados com a introdução dessa prática.
Quais são os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa?
Inúmeros benefícios são observados com a utilização da medicina chinesa em diferentes tratamentos como, por exemplo, no alívio de estresse, tensão pré menstrual, melhoras de quadros de insônia, controle e gerenciamento das emoções entre outros.
Auxílio na ansiedade, depressão e estresse
A ansiedade, depressão e estresse podem ser melhorados com a introdução de terapias como acupuntura, auriculoterapia, massagens terapêuticas, dietoterapia entre outras. Como a medicina tradicional chinesa olha para a pessoa e não doença esse tipo de tratamento fica mais direcionado e individualizado se tornando uma terapia muito eficaz.
Auxilia a regular o sono
A insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono e mantê-lo. A acupuntura auxilia na melhora desses quadros por estar ligada a estimulação de serotonina e relaxamento da musculatura favorecendo o sono.
Auxilia nos problemas respiratórios
Essa medicina melhora os problemas respiratórios de forma geral e também na asma e alergias, porque a acupuntura promove a diminuição de mediadores específicos que estão envolvidos na cascata de processos inflamatórios. Ela age liberando analgésicos naturais na corrente sanguínea.
TPM, cólicas, menopausas e infecções urinárias
A ação da acupuntura não se limita a um único sintoma, como ela trata a ansiedade, depressão e atua como um anti-inflamatório natural estimulando nosso corpo a liberar substâncias que atuam nessa sinalização. Através da melhora desses quadros também atua no alívio dos sintomas da TPM, menopausa e infecções urinárias.
Além da melhora dos quadros citados ela também alivia as dores crônicas como fibromialgia, lombalgia e enxaquecas. Estimulando pontos que promovem efeito anti-inflamatório e relaxante muscular. Muitos terminam reduzindo a dose de medicamentos anti-inflamatórios após a introdução da acupuntura como terapia coadjuvante para tratamentos de dores crônicas.
Moxabustão
Essa técnica consiste em aplicar calor de forma direta ou indireta na pele com auxílio de um bastão enrolado com ervas medicinais. Para a medicina chinesa a aplicação desse calor na pele contribui para liberar o fluxo de energia acumulado em alguns locais do corpo. Essa liberação auxilia no tratamento de algumas doenças como a enxaqueca, dores nas costas e artrite, além de favorecer o bem-estar mental.




