O que é a Medicina Tradicional Chinesa?
A medicina tradicional chinesa trata o indivíduo e não a doença. Nesta modalidade de tratamento é incluída uma ampla variedade de tratamento que inclui o uso de ervas, acupuntura, auriculoterapia, ventosa, fitoterapia, dietoterapia, moxabustão e massagem terapêutica. A escolha da terapia a ser utilizada se baseia no padrão de desarmonia que a pessoa está sentindo no momento.
Como surgiu a Medicina Tradicional Chinesa?
A medicina tradicional chinesa tem seus registros datados a 5000 a.c. As informações estão nos livros antigos e muitas se apresentam na forma de poesias, músicas e imagens onde é observada a importância da mudança do estilo de vida, uma prática fundamental para a obtenção da prevenção. Ela considera o paciente de forma individual observando os aspectos da mente, espírito e também do ambiente. A medicina tradicional chinesa é baseada no budismo, taoismo e confucionismo. As doenças são consideradas apenas um caminho, o mais importante é a transformação pessoal.
Para que serve a Medicina Tradicional Chinesa?
Esse modelo de medicina reconhece a relação entre o corpo, natureza e energia. Ela serve para auxiliar a medicina convencional e tem caráter integrativo e complementar, não substituindo a alopatia. Tem sido muito procurada atualmente devido aos benefícios alcançados com a introdução dessa prática.
Quais são os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa?
Inúmeros benefícios são observados com a utilização da medicina chinesa em diferentes tratamentos como, por exemplo, no alívio de estresse, tensão pré menstrual, melhoras de quadros de insônia, controle e gerenciamento das emoções entre outros.
Auxílio na ansiedade, depressão e estresse
A ansiedade, depressão e estresse podem ser melhorados com a introdução de terapias como acupuntura, auriculoterapia, massagens terapêuticas, dietoterapia entre outras. Como a medicina tradicional chinesa olha para a pessoa e não doença esse tipo de tratamento fica mais direcionado e individualizado se tornando uma terapia muito eficaz.
Auxilia a regular o sono
A insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono e mantê-lo. A acupuntura auxilia na melhora desses quadros por estar ligada a estimulação de serotonina e relaxamento da musculatura favorecendo o sono.
Auxilia nos problemas respiratórios
Essa medicina melhora os problemas respiratórios de forma geral e também na asma e alergias, porque a acupuntura promove a diminuição de mediadores específicos que estão envolvidos na cascata de processos inflamatórios. Ela age liberando analgésicos naturais na corrente sanguínea.
TPM, cólicas, menopausas e infecções urinárias
A ação da acupuntura não se limita a um único sintoma, como ela trata a ansiedade, depressão e atua como um anti-inflamatório natural estimulando nosso corpo a liberar substâncias que atuam nessa sinalização. Através da melhora desses quadros também atua no alívio dos sintomas da TPM, menopausa e infecções urinárias.
Além da melhora dos quadros citados ela também alivia as dores crônicas como fibromialgia, lombalgia e enxaquecas. Estimulando pontos que promovem efeito anti-inflamatório e relaxante muscular. Muitos terminam reduzindo a dose de medicamentos anti-inflamatórios após a introdução da acupuntura como terapia coadjuvante para tratamentos de dores crônicas.
Acupuntura
Nessa técnica utiliza-se agulhas e moxas (queima de ervas produzindo calor no local) ou outros instrumentos com objetivo de promover o tratamento de desequilíbrios energéticos, funcionais e orgânicos. Considerado um método terapêutico antigo. A palavra acupuntura origina-se do latim Acus que significa agulha. Essa técnica refere-se à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos considerados estratégicos para que seja produzido o efeito terapêutico desejado. A acupuntura pode ser introduzida para auxiliar nos tratamentos de diversas patologias como nas dores de cabeça, dores de coluna, insônia, ansiedade e outros.




